quarta-feira, 25 de junho de 2008

HEAVY METAL DO SENHOR

Deu na BBC Brasil na Terça-feira 24/06, "Frade Metaleiro Participa de Festival de Música Na Itália".

Cesare Binozzi de 62 anos, um frade franciscano da ordem dos capuchinhos, vai participar, no dia 29 de Junho, Domingo, do festival Gods Of Metal, que acontece de 27 a 29 de Junho em Bolonha na Itália, ao lado de Ingwie Malmsteen, Slayer, Judas Priest, Iron Maiden e outros. Ele tem uma banda de Heavy Metal, a Fratello Metallo (Irmão Metal), que já gravou 15 álbuns independentes, aonde faz as letras e o restante do grupo as músicas. Segundo o frade, ele utiliza a energia pura e intensa e a beleza do Heavy Metal, com a intenção de transmitir aos jovens os ensinamentos do Evangelho, de uma forma diferente, com letras mais duras, como a realidade. Para ele o Heavy Metal não tem nada de satânico, pelo contrário, as bandas que se dizem satânicas são uma minoria no universo do Heavy Metal e o símbolo típico dos metaleiros, os dedos mindinho, indicador e polegar apontados, significa "eu te amo".

Eu endosso o Zeca Baleiro, "a banda cover do Diabo acho que já tá por fora... o mundo inteiro vai pirar com o Heavy Metal do Senhor". Em homenagem ao frade Cesare Binozzi, o vídeo do Zeca Baleiro acústico no Mult Show, com a participação especialíssima do guitarrista mineiro Rogério Delayon.

domingo, 22 de junho de 2008

TOM ZÉ - O ESTADO DA ARTE



Se é possível a definição de "arte", ela necessariamente passa por artistas como Tom Zé. Este baiano de Irará, nascido Antônio José Santana Martins em 11 de Outubro de 1936, em uma família que ficou abastada por conta de um bilhete de loteria premiado, desenvolveu uma forma muito peculiar e original de perceber o mundo e simbolizá-lo em suas obras. Ouvir Tom Zé, mesmo que seja em uma entrevista, me emociona, porque consegue me transportar a uma outra perspectiva da vida.




Tom Zé, que estudou música na Universidade Federal da Bahia, com alguns expoentes da música de vanguarda, foi um dos mais ativos participantes do movimento Tropicália, ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil e chegou a ganhar, em 1968, o IV Festival de Música Popular Brasileira da TV Record com a canção "São, São Paulo, Meu Amor". Nos anos 70 e 80 produziu trabalhos experimentais, que foram o afastando do grande público, até quase cair no ostracismo, já estava se decidindo a largar a música e voltar para Irará, para trabalhar em um posto de gasolina de seu irmão, quando o destino, mais uma vez, o presenteou. No final dos anos 80, David Byrne, ex líder dos Talking Heads, de passagem pelo Brasil, estava interessado em conhecer a música brasileira, especialmente o samba, foi a um sebo e deu de cara com o disco "Estudando o Samba" de Tom Zé, se encantou, procurou Tom Zé, relançou sua obra nos Estados Unidos, através de seu selo Luaka Bop, e produziu alguns trabalhos do artista, que se tornou um sucesso de crítica, "Com Defeito De Fabricação", de 1998, foi considerado um dos dez melhores discos do ano pelo New York Times.


Em 2006, inspirado pelo resultado de uma pesquisa de 2005 da MTV Brasil, com jovens brasileiros, que mostrava uma tendência coletiva ao hedonismo, consumismo e irresponsabilidade social e indicava que os jovens, de uma maneira geral, não se interessavam muito pelo aspecto lírico de álbuns de música, Tom Zé resolveu endossar a opinião de Chico Buarque, que havia decretado a morte da canção, e lançou um álbum sem letras, só com onomatopéias e sílabas sonoras, intitulado "Danç-Êh-Sá - Dança Dos Herdeiros do Sacrifício", ingressando no que ele chamou de universo da Pós-Canção, o álbum também recebeu o sub-título de "7 Cayminianas Para O Fim Da Canção".

Agora, inaugurando mais uma iniciativa da gravadora Trama, o Álbum Virtual , que irá disponibilzar lançamentos da gravadora para download gratuito, com um patrocinador remunerando o artista por cada download, por um período determinado, Tom Zé lança o álbum "Danç-Êh-Sá - Ao Vivo", gravado nos estúdios da Trama, em parceria com o Canal Brasil. Mesmo para quem conhece o disco anterior, as versões são bem diferentes e ainda inclui "Xique Xique", parceria com José Miguel Wisnik, para o espetáculo "Parabelo" do Grupo Corpo.


Então não percam tempo, corram ao http://www.albumvirtual.trama.com.br/ e tirem os pés do chão, por alguns momentos.

Vejam reportagem do programa "Metrópolis" da TV Cultura.

AMY WINEHOUSE - REHAB YEAH, YEAH, YEAH!

A londrina Amy Winehouse apareceu em 2003 com o álbum "Frank", que já trazia sua voz maravilhosa, uma interpretação arrebatadora e uma mistura fantástica de música sofisticada com batidas pop, que conseguiram agradar tanto aos ouvintes mais exigentes, quanto ao mercado consumidor de uma música mais fácil.

Em 2006 lançou "Back To Black", que a levou definitivamente ao auge. "Back To Black" foi o álbum mais vendido de 2007, ganhou 5 das 6 indicações que recebeu ao Grammy 2008 e colocou Amy entre os artistas mais ricos da Grã Bretanha.

Porém os problemas começaram a aparecer, Amy, com 24 anos, rica e ditando moda com seus penteados, maquiagem e estilo de vestir, começou a ser figura frequente das páginas policiais, principalmente por conta de seu envolvimento com drogas, teve seu visto negado para entrar nos Estados Unidos e participar do show de premiação do Grammy, tendo que fazer uma participação no telão, via satélite, abandonou o projeto de fazer a canção para o novo filme de James Bond e, no show do Rock In Rio de Lisboa, em 30 de maio de 2008, fez uma apresentação sofrível, com a voz rouca e sem conseguir se equilibrar direito no palco. No dia 16 de Junho a artista sofreu um desmaio, em sua casa em Londres, foi internada e hoje, dia 22, seu pai, Mitch Winehouse, declarou ao jornal inglês "Sunday Mirror" que foi diagnosticado um enfisema pulmonar, que, se Amy não abandonar as bebidas e as drogas, poderá arruinar sua voz e até levá-la à morte. Amy foi convidada pessoalmente por Nelson Mandela para participar de um show em 27 de Junho no Hyde Park em Londres, para comemorar os 90 anos do líder sul africano e, no dia seguinte, participaria do Glastonbury Festival, mas, aparentemente, não vai poder comparecer aos compromissos, para cuidar de sua saúde.

Fica nossa torcida para que Amy seja mais forte que isto tudo e consiga dar a volta por cima. O vídeo que ilustra o Post é de "Stronger Than Me", primeiro single do álbum de estréia "Frank".

sábado, 21 de junho de 2008

AUTORAMAS VOCÊ SABE

A gravadora Trama tem um projeto muito interessante que é o TramaVirtual . É um espaço de interação, aonde músicos podem criar homepages personalizadas, disponibilizar músicas, vídeos, fotos e materiais de divulgação diversos, além de interagir com outros músicos e com o público. Os visitantes podem também interagir com os músicos, ou seja, é um espaço muito rico para garimpar e conhecer o que está sendo feito à margem da indústria. Para conhecer é só visitar o www.tramavirtual.com.br .

Umas das bandas mais conhecidas do cenário alternativo, os "Autoramas", está lá e disponibiliza todas as suas músicas, com exceção do trabalho mais recente "Teletransporte".

Autoramas é o projeto atual de Gabriel Thomaz, com Bacalhau na bateria e a nova integrante Flávia Couri no baixo. Gabriel Thomaz é figura ativa do cenário alternativo e já participou de projetos bem interessantes como o "Little Quail & The Mad Birds" e "Acabou La Tequila", atualmente também toca um projeto paralelo chamado "Lafayette e Os Tremendões", aonde, junto com outras figuras do cenário alternativo, toca músicas da Jovem Guarda com o grande organista Lafayette, que era um grande nome deste movimento, responsável por muitos arranjos e os sons de orgão, que escutamos nestas músicas.

O clipe que ilustra este Post é o de "Você Sabe" do álbum "Nada Pode Parar Os Autoramas" de 2003, que foi premiado no VMB2005 da MTV, como Melhor Direção de Videoclipe (Luís Carone), Melhor Videoclipe Independente, Melhor Edição e foi indicado para Melhor Fotografia e Melhor Arte.

ENTREVISTA GILBERTO GIL




Gilberto Gil fala do processo de gravação de seu disco mais recente "Banda Larga Cordel", dos 4 anos sem compor e do seu momento atual de criação.


Quem ainda não ouviu o disco, vá ao Post de 20 de Maio "Gilberto Gil - Banda Larga Cordel" e curta as músicas, vale a pena.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

A TRAMA DOS INDEPENDENTES E DOS ESQUECIDOS

Para quem curte boa música e quer conhecer coisas novas ou relembrar artistas consagrados, mas deixados à margem pela indústria, uma grande referência é a gravadora Trama.
Fundada em novembro de 1998 por João Marcello Boscolli e os irmãos André e Cláudio Sjazman, a Trama é hoje uma referência no meio musical, é a maior gravadora independente do país.
O http://www.trama.com.br/ é excelente, muito interativo, sempre atualizado e permite ao visitante conhecer bastante sobre a gravadora e principalmente sobre os artistas. O portal hospeda os sites dos artistas, disponibiliza vídeos, entrevistas, versões exclusivas de músicas, dá notícias e apresenta as ferramentas de divulgação da gravadora.
A Trama tem vários canais no Youtube, vale a pena conhecer. O vídeo que ilustra este post é do canal TramaTV, relembrando a saudosa Elis Regina, cantando o clássico Águas de Março, no programa Ensaio da TV Cultura em 1973, que foi lançado em DVD pela Trama.

terça-feira, 10 de junho de 2008

PAUL McCARTNEY - A ÚLTIMA CHANCE

Pois é, parece que Billy Shears (ou seria William Campbell?), o talentosíssimo sósia de Paul McCartney, que, após a morte de Paul em um acidente de carro em novembro de 1966, mudou a história da música e dos Beatles, cansou dessa vida de pop star e resolveu cuidar da família.

Nesta terça-feira 10/06/08, oito dias antes de completar 66 anos, Paul McCartney anunciou que fará sua última grande turnê, com aproximadamente 100 shows e 2 anos de duração e então irá cuidar da família. Pelo que parece, ele não pretende parar de tudo, mas daqui para diante nada de mega turnês e muito tempo na estrada, então será a última oportunidade, para muitos, de ver Paul (ou seria Billy?) ao vivo.

Paul esteve no Brasil em duas oportunidades, em 1990, quando conseguiu colocar mais de 184 mil pessoas no Maracanã e entrar para o livro dos records, e em 1993, quando tocou em São Paulo e Curitiba. Me lembro que meu grande amigo Rafael me chamou para irmos a um dos shows, mas, por razões injustificáveis, que recalquei e não me lembro mais, não fui. Me arrependi amargamente ao ver o vídeo dos shows de 1990, no Maracanã, com Paul no melhor de sua forma, com uma banda de primeira, que incluia o guitarrista Robbie McIntosh, que tocou com The Pretenders, o baixista e guitarrista Hamish Stuart, do Average White Band, Paul "Wix" Wickens nos teclados, Chris Whitten na bateria e a "gatinha" Linda McCartney no apoio moral.

Agora é ficar ligado e não perder a oportunidade, mesmo que Paul, depois de ficar viúvo, casar novamente, se divorciar e, por causa disso, ficar mais ou menos 100 milhões de dólares mais pobre, não tenha o mesmo pique de 15 anos atrás.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

BO DIDDLEY

02 de Junho de 2008 entra para a história da música, como o dia em que o Rock´n Roll perdeu um de seus precursores e mais influentes guitarristas.

Bo Diddley, que, apesar de não ser um músico exclusivamente de Rock, com sua atitude e maneira singular de tocar guitarra, ao lado de nomes como Chuck Berry, ajudou a fundar as bases do que seria posteriormente conhecido como Rock´n Roll, faleceu hoje, vítima de insuficiência cardíaca.

Bo Diddley iria completar 80 anos em 30 de Dezembro e já estava com a saúde debilitada, havia sofrido um infarto em Agosto de 2007, um derrame, durante uma apresentação, que afetou o lado esquerdo de seu cérebro, em Maio de 2007 e, antes disso, já apresentava um quadro de diabetes e hipertensão.

Fica a saudade e a gratidão pelo seu legado.

Que os céus reservem um bom lugar para ele tocar sua guitarra retangular e levar mais alegria e irreverência ao Paraíso.

domingo, 1 de junho de 2008

PRINCE x RADIOHEAD CREEP

O músico norte americano Prince, que no período entre 1993 e 2000, por conta de uma briga judicial com sua antiga gravadora a Warner Bros. , mudou seu nome para um símbolo impronunciável, que era uma união dos símbolos masculino e feminino, e preferia ser chamado de "o artista anteriormente conhecido como Prince" ou "o Artista", andava meio sumido, desde 2003, quando anunciou sua conversão a Testemunha de Jeová, após um período de vida conturbado, que incluiu a morte de seu filho recém nascido e posterior anulação do casamento.

Agora ele está de volta, protagonizando a mais recente polêmica no meio musical.

No final de abril de 2008, Prince se apresentou no Festival Coachella, na Califórnia. Havia uma equipe de filmagem pessoal do músico e ele proibiu os fotógrafos presentes de tirar fotos, durante sua apresentação, porém acho que Prince está um pouco defasado com a tecnologia e é claro que muitos fãs filmaram a apresentação. O show teve um auge, quando Prince executou uma versão da bela música "Creep" da banda inglesa Radiohead. Esta música é o primeiro single do Radiohead e causou muita polêmica quando foi lançada, chegando a não ser tocada na BBC Radio1, por ser considerada muito depressiva, depois se tornou um dos maiores sucessos da banda, sendo executada por artistas os mais variados possíveis, como Bob Dylan, Pretenders, Moby e Korn, todos possíveis de ser encontrados no YouTube. É claro também que os vídeos da apresentação de Prince foram parar no YouTube.

A polêmica começou quando Prince, através de sua gravadora, a NPG Records, tentou proibir a veiculação dos vídeos de sua versão de "Creep" na Internet, inclusive solicitando ao YouTube que bloqueasse todos os vídeos, alegando quebra de direitos autorais. O Radiohead, banda que, em outubro do ano passado, causou um alvoroço no mercado fonográfico, ao disponibilizar seu mais recente trabalho "In Rainbows" para download, pelo preço que o comprador quisesse pagar, não deixou por menos, o guitarrista Ed O´Brien fez piada, dizendo que o fato o poupou de ouvir a versão de Prince e o vocalista Thom York ironizou o fato, inclusive alegando que iria solicitar ao YouTube que liberasse todos os vídeos, já que a canção era deles.

Os vídeos da versão de Prince são de baixa qualidade de som e vídeo, servem mais como um registro histórico, para fãs, e podem ser facilmente encontrados, com uma pesquisa simples no Google ou até no YouTube. Outra coisa que Prince não sabe, ou finge não saber, já que a iniciativa lhe rendeu a volta à mídia, é que será quase impossível cumprir a sua meta de banir os vídeos. Enquanto o Prince não disponibiliza um vídeo de melhor qualidade, vamos ficar com uma versão do Radiohead, de um show em 1996, com um bônus extra da canção "Fake Plastic Trees", que tornou a banda conhecida em todo o Brasil, ao ser incluída em um comercial sobre Síndrome de Down.

JUNG E A BUSCA PELA INOVAÇÃO


O trecho que vou transcrever a seguir, está presente no final do capítulo "A Torre", do livro "Memórias, Sonhos e Reflexões", que é a autobiografia do psiquiatra suiço Carl Gustav Jung.

Desde a primeira vez que li este trecho, fiquei impressionado com a abordagem de Jung sobre o progresso e sempre retorno a ele para refletir sobre os nossos tempos e a busca incessante pela inovação.

É bom lembrar que este livro foi escrito entre 1957 e 1961 e, o que já era um tema para reflexão naqueles tempos, atinge hoje níveis impensáveis a 50 anos atrás.


"Tanto nossa alma como nosso corpo são compostos de elementos que já existiam na linhagem dos antepassados. O novo na alma individual é uma recombinação, variável ao infinito, de componentes extremamente antigos. Nosso corpo e nossa alma têm um caráter eminentemente histórico e não encontra no realmente-novo-que-acaba-de-aparecer lugar conveniente, isto é, os traços ancestrais só se encontram parcialmente realizados. Estamos longe de ter liquidado a Idade Média, a Antiguidade, o primitivismo e de ter respondido às exigências de nossa psique a respeito deles. Entrementes, somos lançados num jato de progresso que nos empurra para o futuro, com uma violência tanto mais selvagem quanto mais nos arranca de nossas raízes. Entretanto, se o antigo irrompe, é frequentemente anulado e é impossível deter o movimento para a frente. Mas é precisamente a perda de relação com o passado, a perda das raízes, que cria um tal mal-estar na civilização, a pressa que nos faz viver mais no futuro, com suas promessas quiméricas de idade de ouro do que no presente, que o futuro da evolução histórica ainda não atingiu. Precipitamo-nos desenfreadamente para o novo, impelidos por um sentimento crescente de mal estar, de descontentamento, de agitação. Não vivemos mais do que possuímos, porém de promessas; não vemos mais a luz do dia presente, porém perscrutamos a sombra do futuro, esperando a verdadeira alvorada. Não queremos compreender que o melhor é sempre compensado pelo pior. A esperança de uma liberdade maior é anulada pela escravidão do Estado, sem falar dos terríveis perigos aos quais nos expõem as brilhantes descobertas da ciência. Quanto menos compreendemos o que nossos pais e avós procuraram, tanto menos compreendemos a nós mesmos, e contribuímos com todas as nossas forças para arrancar o indivíduo de seus instintos e de suas raízes: transformado em partícula de massa, obedecendo somente ao que Nietzsche chamava o espírito da gravidade.

É evidente que as reformas orientadas para a frente, isto é, por novos métodos ou gadgets, trazem melhorias imediatas, mas logo se tornam problemáticas e ainda por cima custam muito caro. Não aumentam em nada o bem-estar, o contentamento, a felicidade em seu conjunto. Na maioria das vezes são suavizações passageiras da existência, como, por exemplo, os processos de economizar tempo, que infelizmente só lhe precipitam o ritmo, deixando-nos então com cada vez menos tempo. "Omnis festinatio ex parte diaboli est" ("Toda pressa vem do diabo"), costumavam dizer os antigos mestres.

As reformas que levam em conta a experiência do passado são em geral menos custosas e, por outro lado, duráveis, pois retornam aos caminhos simples e mais experimentados de outrora, e só fazem uso moderado dos jornais, do rádio, da televisão e de todas as inovações feitas no sentido de ganhar tempo."