sexta-feira, 26 de março de 2010

Na onda do apagão


Salve! Salve!


Tarda mas não falha. Ó nós aqui outra vez.


Galera, sábado entre 20:30 e 21:30 é hora de apagar as luzes contra o aquecimento global, o movimento organizado pelo WWF acontece desde 2008, funciona assim: durante uma hora as pessoas apagam as luzes de suas casas e as cidades participantes apagam as luzes de seus monumentos. Em Sidney, vão apagar a ópera, em Paris, a torre Eiffel, no Rio, o Cristo Redentor, em Brasília, pasmem! Vão apagar as luzes do Congresso Nacional, fala sério! Só estão fazendo isso porque é sábado, se fosse um dia da semana ia ser fogo, não ia sobrar uma carteira no bolso.


Por falar em Brasília e em carteira. O pessoal do sindicato está fazendo uma 'vaquinha' pra pagar a multa que o Lula recebeu por campanha eleitoral antes do tempo. Vâmo passar o chapéu! Como diria o seu Rafa, "quem tem coloca, quem não tem tira!!!"


Em São Paulo a nova moda é almoçar no guindaste. Por apenas 600 reais por pessoa você vai ao Jockey e janta em uma mesa erguida 50 metros por um guindaste. Aqui, por 600 reais dava pra subir mais, não é mesmo? Fora outra, saca a foto e o tamanho do telhadinho. Choveu, fudeu! Pelo menos dá pra escapar da enchente...
EXTRA! EXTRA!
Informação inútil de última hora: não aguento mais ouvir falar do caso Nardoni.

De que vale ser um rockstar?

Custa mais caro...



http://www.youtube.com/watch?v=tOUt0o_lRWk

domingo, 21 de março de 2010

E o Rio de Janeiro continua lindo...


No Rio de Janeiro fevereiro e março conheci uma das lojas de discos mais legais que já visitei. A Modern Sound fica em Copacabana, na Rua Barata Ribeiro, número 502. Tem um acervo legal, um ótimo bar café, com piano bar de dia e música instrumental de noite. A acústica lá é melhor que de muita casa de show que já fui e o ambiente é super agradável. A loja funciona desde 1966. Confira o site:


aquele abraço
(postado direto da cidade maravilhosa)

quarta-feira, 17 de março de 2010

Rato de Buteco

fernando gonzales


Salve! Salve!


Aí, galera do Franz! Tá chegando a hora! Bela Bitela mandou avisar que hoje tem show no Multishow! Sexta tem show no multinóis!


"Ranca o figo dele"!!! Ladrão foi preso em Três Pontas depois de assaltar a casa do pai do Milton Nascimento e levar um dos discos de ouro do músico. Alegou que ia faturar uma grana com a mercadoria em um leilão virtual. A polícia desconfia que possa ter sido encomenda de algum fã. Eu, particularmente, desconfio do Seu Rafa e do João Antunes.


Na Tailândia, com a crise no mercado de trabalho para elefantes (Isso mesmo! Elefantes!) depois da proibição da poda de árvores, os paquidermes estão tendo que pintar, jogar futebol e rebolar para sobreviver. Trinta dólares um quadro pintado por elefante. Em um leilão teve gente que pagou 19 mil!!! Isso que eu chamo de "capitalismo selvagem"!!!


E um artigo científico está questionando o resultado de testes em laboratório realizados com ratos e camundongos como cobaias. O problema seria a obesidade e o comportamento sedentário dos roedores. Os cientistas agora só querem ratos sarados, triatletas e não fumantes. Outro dia um camundongo foi barrado na seleção de cobaias por causa da barriguinha de chopp. Pô, barriguinha de chopp não conta, cara!!!


EXTRA! EXTRA!
Informação inútil de última hora: 17 de março era o aniversário da Elis Regina. A maior cantora que esse país já viu e que se descobrir onde ficam seus discos de ouro o Seu Rafa manda roubar também.


Viva a Elis!!! Viva a cachaça rata!!! Viva o Franz e viva o Milton!!!

terça-feira, 16 de março de 2010

The Lady and The Reaper (La Dama y La Muerte)

Salve!
Estive assistindo aos curtas de animação indicados ao oscar e me chamou a atenção o divertidíssimo 'La dama y la muerte'. Muito bom! Pena não ter sido o vencedor. Uma crítica à relação da medicina com a morte. Vale a pena assistir! Basta visitar o site oficial do curta.
aquele abraço

segunda-feira, 15 de março de 2010

Os bem-humorados deviam viver mais...



Salve!
Pô! Vocês viram o protesto do Adriano, cara? Ei, Adriano, eu não sou ruim não! Ruim é meu pai! Eu sou ruinzinho! hehe

Bom, a notícia da semana nos EUA é a nova epidemia de ceticismo. Isso mesmo! Em 1997, 31% da população estava cética em relação às consequências do aquecimento global. Em 2010, a porcentagem chegou aos 48%!!! Outro resultado. Apenas 13% acreditam que Obama seja negro de verdade. Isso que é ceticismo!hehe

Pasmem! Indícios apontam para o envolvimento de Marcos Valério no mensalão do DEM(o). Carequinha danado, hein?!? Nem o Tancredo Neves conseguiria ser amigo do PT, do PSDB e do DEM(o). Ou será que conseguiria? Vai saber.

Não conheci o Glauco, não conheço sua biografia, me lembro apenas de quando eu era um pré-pseudo-adolescente e meu pai assinava a Folha de São Paulo. Lembro de esperar o jornal chegar pra abrir direto a seção Ilustrada e me deliciar com o traço, o humor e a presença de suas tirinhas. Talvez por essa memória, ou pela forma estúpida como a coisa aconteceu, me sinta tão órfão. Os bem-humorados deviam viver mais.

EXTRA! EXTRA!

Informação inútil de última hora: em 15 de março de 1990, Mikhail Gorbachev foi eleito o primeiro presidente executivo da União Soviética. Dia 15 de março também é o aniversário do João que estreiou hoje no blog.

Viva a perestroika!!! Viva o João!!! Amigo novo, mas dos bons!!! Viva a Lu que odeia os meus vivas!!!

Cantiga de Longe

Alou pessoas!

Numa conversa bêbada o Cris me convidou a colaborar com ele no Blog. Eu não botei fé não, achei que ele estava bêbado demais para se lembrar do que estava falando. Mas como era verdade mesmo e ele me mandou realmente a autorização para escrever vou começar com um texto que eu já publiquei no site do Graveola (www.graveola.com.br), que é uma resenha sobre um disco. Isso porque hoje é meu aniversário e eu não vou ficar queimando fosfato pra pensar um texto novo.


Cantiga de Longe

Passei, já há alguns meses, uma noite sozinho na rodoviária de Recife, esperando um ônibus para Maceió. Na verdade, não estava exatamente sozinho: meu Ipod e uma edição do Grande Sertão foram dois ótimos companheiros nessa viagem. E minha seleção de músicas incluía vários nomes, entre eles o alagoano Hermeto Pascoal, os americanos Kurt Rosenwinkel, John Coltrane e Brad Mehldau, meus amigos mineiros do Ramo e do Graveola e um pouco de Debussy e Bach. Mas um disco me roubou, dentre todos esses, a atenção e foi praticamente o único que eu ouvi durante toda o resto da viagem: Cantiga de Longe, do carioca Edu Lobo.
Já era um disco mais que conhecido por mim, mas nem por isso ele deixa de me surpreender a cada audição. A qualidade das composições e dos arranjos é altíssima, o Edu está cantando (e tocando) muito bem e todos os músicos tocando muito! Vai a ficha técnica: A produção é do Aloysio de Oliveira, os arranjos são do Hermeto (que toca flauta e piano) e do Edu Lobo (que toca violão) e, além deles, temos o Airto Moreira na percussão, o Cláudio Sion na bateria e o José Marino no contrabaixo. Esse disco foi gravado no mesmo ano do “Sérgio Mendes presents Lobo” e é bom dizer algo aqui: nenhum dos dois discos tem o Quarteto Novo completo, apesar dessa informação circular muito por aí. Em ambos temos a presença do Hermeto e do Airto, mas é só, Theo de Barros e Heraldo do Monte não participam desses discos, ainda mais porque o Quarteto se dissolveu em 69. O Cantiga de Longe foi gravado em Los Angeles em 1970 e lançado pela Elenco. Depois foi remasterizado e relançado em CD em 2003 pela Mercury.

CANTIGA DE LONGE FAIXA A FAIXA:

01-Casa Forte (Edu Lobo):

Casa Forte é um bairro de Recife, cidade onde Edu passou grande parte de sua infância na casa de seus tios. A presença de Pernambuco nesse disco é marcante em quase todas as faixas, desde os títulos e temas das letras até a presença de um famoso frevo pernambucano no repertório.
Nessa faixa específica só temos Edu, Hermeto e Airto, mas, acreditem, é mais do que o suficiente. A percussão e o violão conduzem toda a música enquanto as vozes (ambas gravadas por Edu) e a flauta de Hermeto dialogam. Um clássico do repertório instrumental já regravado inúmeras vezes (aqui com a Flora Purim:http://www.youtube.com/watch?v=JN9ZsDIasZU).

02-Frevo de Itamaracá (Edu Lobo) / Come e Dorme (Nelson Ferreira)

http://www.youtube.com/watch?v=9WPhQIOEXlo

A faixa começa com o clássico frevo Come e Dorme, de Nelson Ferreira, (http://www.fundaj.gov.br/docs/nelson/) importante compositor de frevos do Recife num solo incrível de Hermeto e depois temos o frevo de Edu, que conta da praia de Itamaracá, que fica próxima a Recife e tem certa fama por ser lá a casa da cirandeira Lia de Itamaracá. Um frevo tocado a maneira de João Gilberto, bem suave mas mesmo assim forte e com “pressão”.

03-Mariana, Mariana (Edu Lobo/Ruy Guerra)

Uma balada linda, de harmonia sofisticada e um arranjo onde o violão e o piano costuram uma malha fina e sofisticada para Edu cantar uma triste história de uma saudade.

04-Zum-Zum (Fernando Lobo/Paulo Soledade)

Essa marcha, do pai de Edu Lobo e de Paulo Soledade (http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/paulo-soledade), é levada ao extremo da simplicidade nessa interpretação, onde só temos o violão e a percussão e um canto suave, joaogilbertiano. Gravada originalmente por Dalva de Oliveira (http://umquetenha.org/uqt/?p=401)

05-Águaverde (Edu Lobo)

Tema instrumental (com vocalizes) onde Airto Moreira mostra porquê é um dos mais reconhecidos percussionistas do mundo. Temos a participação da cantora Wanda Sá.

06- Cantiga de Longe (Edu Lobo)

Samba com uma pegada jazz-rock, que lembra um pouco uma versão acústica do trabalho que Flora Purim e Airto faziam nessa época e anuncia algumas outras canções de Edu, como Lero-Lero (http://www.youtube.com/watch?v=Vz73zZriafQ). Cláudio Sion e Hermeto se destacam.

07-Feira de Santarém ( Edu Lobo-Gianfrancesco Guarnieri)

O ator Gianfrancesco Guarnieri era parceiro constante de Edu, inclusive no clássico Upa Neguinho (http://www.youtube.com/watch?v=BNG7FWucLFw). Nesse baião Edu Lobo canta sobre a famosa feira agrícola que acontece em Santarém, no Pará, desde 1936. Na letra, vários produtos típicos brasileiros são citados, além de expressões também típicas. Uma canção que tenta fazer um retrato de uma parte do Brasil e seus costumes.

08-Zanzibar (Edu Lobo)

Outro clássico tema instrumental, um baião com uma pegada bem Rock’n Roll no início. Nesse tema Hermeto Pascoal “faz a festa” com Airto. O violão de Edu também merece destaque.

09-Marta e Romão (Edu Lobo/Gianfrancesco Guarnieri)

Linda canção que fez parte da trilha da peça “Marta Saré”, de onde veio também a famosa “Memórias de Marta Saré” (http://www.youtube.com/watch?v=_NxhdKbuprE). Precisa falar sobre o Hermeto ainda?

10-Rancho de Ano Novo (Edu Lobo/Capinam)

Marcha Rancho em que Capinam descreve o carnaval em Recife e seus personagens. Fala da “pastora Mariana”, provavelmente a mesma da canção “Mariana, Mariana”. Atenção para o som de lancha que o Hermeto faz na flauta.

11-Cidade Nova (Edu Lobo/Ronaldo Bastos)

Essa é uma das que acredito ser uma das mais belas canções de Edu Lobo, ao lado do Canto Triste (http://www.youtube.com/watch?v=Odcla717bWw) e Beatriz. Só a mudança de acordes que acontece logo no início, em “…te encontrar”, de Mi bemol para Sol maior já vale a canção. Que depois só melhora.


Esse Disco não é dos mais conhecidos de Edu Lobo, mas é uma pérola que deve ser descoberta por cada um que gosta da melhor música brasileira. Em primeiro lugar as composições representam uma fatia do melhor que aconteceu na nossa música nas décadas de 60 e 70 e, além disso, temos alguns dos melhores músicos tocando esses arranjos que, apesar de bem simples, são muito ricos.

É isso! Baixem o disco aqui:
http://umquetenha.org/uqt/?p=243
e reparem que a capa está errada, colocando o Quarteto Novo como participante do disco também, o que não é verdade.

João Antunes

sexta-feira, 12 de março de 2010

Devaneios titânicos após uma sexta-feira punk


Tô cansado

(Branco Mello/Arnaldo Antunes)


Tô cansado do meu cabelo
Tô cansado da minha cara
Tô cansado de coisa vulgar
Tô cansado de coisa rara
Tô cansado
Tô cansado

Tô cansado de me dar mal
Tô cansado de ser igual
Tô cansado de moralismo
Tô cansado de bacanal
Tô cansado
Tô cansado
Tô cansado de trabalhar
Tô cansado de me ferrar
Tô cansado de me cansar
Tô cansado de descansar
Tô cansado
Tô cansado

quinta-feira, 11 de março de 2010

Soltando a franga!


Salve!

Perdão pelo sumiço, mas a Oi! não estava colaborando e sem acesso à internet não tem blog, não é mesmo?

Bom, na semana da mulher quem chamou a atenção foram as mulheres de alguns craques brazucas. A do Adriano 'rodou a baiana' e chamou o Imperador na junta. Tem jogador do Flamengo com carro na oficina até hoje. O cara vai pra farra e os amigos pagam o pato!!! Notaram como o centro-avante rubro-negro anda com uma cara de quem tomou pito da mãe? É... Rapadura é doce, mas não é mole!

Já a mulher do Kaká resolveu defendê-lo publicamente no Twitter. Criticou o treinador do Real Madrid e tudo mais. É isso aí! Nós homens não estamos com nada no balaio mesmo. Enquanto as mulheres vão dominando o mundo, tá cheio de marmanjo precisando de mãe pra dar puxão de orelha e brigar por eles.

Enquanto isso na Califórnia, o senador estadual Roy Ashburn, republicano, direitoso, quatro filhos e maior boicotador das leis pró homossexuais do estado, confessou no rádio que é gay. Resolveu sair do armário depois que foi preso dirigindo embriagado acompanhado de um parceirinho. Isso que é babado! No bom sentido, é claro!

EXTRA! EXTRA!

Informação inútil de última hora: em 11 de março de 2006 Michelle Bachelet tomou posse como a primeira mulher a ocupar a presidência do Chile.

Viva a mulherada dominando!!! Viva a Califórnia que produz os vinhos mais frutados do mundo!!! Viva só o Kaká!!! Porque colocar Adriano e vinho no mesmo parágrafo não dá!!!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Na Cova Dos Leões

Salve!

Friday again! Thanks!

Admire bem a foto acima. O sujeito, o fotógrafo Greg du Toit, passou 270 horas mergulhado em um lago no Quênia pra tirá-la. O efeito colateral das fotos foi a malária e a esquitossomose. O cara levou meses para se recuperar. Vai gostar de leão assim na pqp! Pelo menos temos que confessar que ele tirou uma bela foto.

E o casal Garotinho teve seu sigilo bancário quebrado e está sendo indiciado. Casal Garotinho é uma expressão muito engraçada, fala sério! Será que vai rolar greve de fome novamente?

Inacreditável! O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) arrumou a melhor justificativa para não permitirmos o sistema de cotas nas universidades brasileiras: a escravidão foi culpa dos negros da África que vendiam os escravos pra nós! Sério! Pode? Acho esse assunto das cotas super polêmico, mas aí é o fim da picada! Estou começando a achar que DEM é diminutivo de Demo. Só pode!

Na Inglaterra o babado ficou por conta do John Lennon fazendo propanganda pra Citroen. Os fãs acusam Yoko de mercenária. Ela e o filho afirmam que a intenção era manter a imagem de John viva. Cada um tire suas conclusões.

EXTRA! EXTRA!

Informação inútil de última hora: dia 5 de março seria mais um aniversário da Dona Altair, tomadora de cerveja, fã de ditados populares e a vó/mãe mais superprotetora de todos os tempos.

Viva Nossa Senhora da Abadia! Viva a Dona Altair mais uma vez! Viva a Brahma no bar do Seu João! E toda a saudade que sentimos dela...

quinta-feira, 4 de março de 2010

It Might Get Loud



Buenas!

Esta semana me convenci de que qualquer trabalho pode realmente virar rotina. Vocês viram a missão israelense que foi cancelada porque um dos soldados entregou tudo pelo facebook? "Vamos ter que cancelar o cinema porque amanhã vou matar alguns palestinos, depois de amanhã explodir uns outros, talvez na sexta possamos combinar alguma coisa, te ligo assim que estacionar o tanque". Brincadeira!

Vocês sabem o que é juntar a fome com a vontade de comer? É fraudar prova da OAB!!! Imagina o tanto de processo e gente pra recorrer, formalizar recurso e discutir o assunto. Dá preguiça só de pensar.

Ganhei de presente do meu ilustre amigo o documentário It might Get Loud. Cara, muito bom!!! O projeto reúne Jimmy Page, lendário guitarrista do Led Zeppelin, The Edge, fantástico guitarrista do U2 e Jack White, o novo e ótimo guitarrista do The White Stripes e The Raconteurs. O filme parte de um encontro dos três, acompanhados de suas respectivas guitarras e discos de vinil, daí caminha para a relação de cada um deles com a música, especificamente com a guitarra e demonstra, por fim, como encontraram saídas para suas angústias particulares envolvidadas nessa relação. Muito legal mesmo! Depois de ver o filme dá vontade de tocar guitarra 24 horas.

EXTRA! EXTRA!

Informação inútil de última hora: em 4 de março de 1826 Buenos Aires foi escolhida a capital argentina.

Viva eu que ainda vou passar mais tempo lá! Viva o vinho! Viva o churrasco! Viva o Maradona! Viva o Crisin que não é argentino, mas me deu o filme de presente!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Nu com a mão no bolso


Salve, moçada!

Segunda-feira. Hoje até o céu amanheceu de ressaca aqui em Belo Horizonte. Como diz minha amiga Anne do Churrasquinho: " Cerveja não importa a marca, importa a companhia." Haja engov!

Solta o funk DJ!

"BEIJO NA BOCA É COISA DO PASSADO A MODA AGORA É PROTESTAR PELADO".

É isso aí! A foto aí de cima é de um protesto do Greenpeace contra o aquecimento global. Ela foi tirada pelo fotógrafo 'estadunidense' (êta, Elói Mendes!) Spencer Tunick. Ele faz esse trabalho ao redor do mundo e tem se dedicado a fotografar multidões de peladões em lugares públicos. O fato é que as fotos são muito marcantes e a mescla da nudez com a grandiosidade dos cenários acrescenta um grande caráter dramático às imagens. Fantástico! Veja outras fotos dele: http://www.spencertunick.com/

E vocês viram a baiana que abriu um restaurante típico em São Paulo, dizem que a comida é ótima, mas ela se recusa a divulgar o endereço: "Divulga não, meu nêgo. Vai que o pessoal resolve vir. Vai dar um trabalho..."
Brincadeiras à parte, pra ir no restaurante da Bá tem que ligar, marcar horário, isso se ela simpatizar com você. Isso que é exclusividade!

Um estudo publicado na Social Psychology Quarterly liga a infidelidade masculina a baixos níveis de QI!!! A conclusão marcante da pesquisa é a de que a monogamia seria uma característica adquirida evolutivamente. Essa discussão é longa e não sei qual é a desse experimento. Parece uma tentativa de dar uma significação científica a um diálogo que acontece diariamente em qualquer cidade que tenha fofoqueiros que se prezem:

"-Você viu o Alfredinho?
- Não.
-Tá saindo com uma loira dez anos mais nova que a mulher dele!
-Jura? Com aquela cara de bobo?"

Ai, ai, só rindo mesmo!


EXTRA! EXTRA!
Informação inútil de última hora: No dia primeiro de março de 1565 Estácio de Sá lança os fundamentos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Viva a cidade maravilhosa! Viva a Flor que Fala que é de Barbacena e fez aniversário também! Viva o poder da auto-estima!