sexta-feira, 18 de junho de 2010

quarta-feira, 16 de junho de 2010

De las pelotas – quando se fala da Jabubola e demais devaneios futebolíscos


Terminado o primeiro circuito do African Safari Cup retorno pra discorrer um pouco a respeito do rolar da Jabulani. Por falar nela, tenho uma exótica teoria a respeito dos mal tratos que a danada sofreu pelos aclamados peladeiros mundiais.

As estampas em estilo africano da bola seguem a estética conceitual que é perceptível desde a arquitetura dos estádios até a logomarca do evento. Em síntese, pra não me delongar nas teorias de design, a assimetria é uma característica fundamental. Voltando a dita cuja, as estampas seguem um padrão triangular irregular assimétrico e a disposição dos padrões também seguem uma disposição diferenciada. Isso gera uma ilusão de ótica de que a bola gira de forma irregular. É claro que a pelota funciona fisicamente diferente das outras, mas justamente por ser perfeita demais. A tecnologia sem costuras que a Adidas desenvolveu especialmente para o evento consegue atingir uma performance aerodinâmica nunca antes atingida, justamente por ser uma circunferência perfeita, sem os rebaixos que as costuras impunham. Lógico que só jogando com a tal jabubola conseguiria comprovar ou não essa teoria estranha. A saber. Mas pra mim se trata do futuro mais uma vez batendo na porta e as pessoas perguntando quem é.

Sem mais delongas estéticas, falemos dos canarinhos que venceram na estréia sem correr riscos contra os secretos e limitados soldadinhos de chumbo ninja koreanos. A primeira etapa do embate valeu pela imagem HD da digníssima TV de meu amigo Hugo. Começamos pela transmissão da Globo com o protagonista da campanha CALA A BOCA GALVÃO. Te dizer que cansa viu. O discurso ufanista do glorioso eterno global é difícil de agüentar durante 90 minutos. Ainda mais quando a cada bloco de intervalo aparece a assustadora figura do Faustão esquelético de cara gorda. Segunda etapa, optamos pela Bandeirantes HD e o saudoso Luciano do Vale e seus constantes equívocos de narração. Gilberto Silva vira Ramires, Nilmar vira, Kaká, mesmo o Kaká estando já no banco, tendo sido substituído pelo... Nilmar. Hahaha. Muito bom. Gosto demais da escolha editorial da band, popular mesmo e orgulho de ser. A Renata Love Fan tomando conta do bando, o chato do Milton Neves enchendo o saco e o Mano Neto com sua voz caótica de mesa de buteco, mas que às vezes é a única lucidez do pedaço. O melhor é a mesa redonda composta por nada mais, nada menos que Emerson, Denílson e Edmundo, só faltou o Marcelinho carioca e uma bomba caindo no estúdio. Vale lembrar que o Dunga foi comentarista da Band na Copa da Alemanha, quem sabe sai dessa roda ai o próximo técnico da seleção.

De volta ao embate entre os canarinhos e os soldadinhos de chumbo ninja koreanos, gostei da participação do imparável direito Maicon, realmente gosto de vê-lo com a camisa da seleção, o sentimento de satisfação transparente em suas atitudes dentro de campo. Ataca sempre pensando no gol, mesmo quando está na linha de fundo e milhões de koreanos na área. De fato o melhor lateral do mundo. O imaginei na entrevista final da partida mandando um beijo pros chatos dos cruzeirenses que o vaiavam quando mesmo jovem era um dos destaques do time mineiro no utópico ano de 2003. Sempre gosto de ver também o Juan jogar, cirúrgico em seus desarmes, sempre atento ao jogo. É a dedicação e o talento em pessoa, podia fácil ser volante. O Robinho foi o malandro de sempre quando veste a amarelinha, verdadeiro representante do Mulecagem Futebol Clube, que tem como capitão eterno o saudoso Mané das pernas tortas. Confesso que Elano e Felipe Melo queimaram um pouco minha língua com suas participações na estréia. O volante foi de longe quem mais desarmou no time brasileiro e o aniversariante Elano deu a assistência para o gol de Maicon e marcou o segundo após receber um presente de seu camarada Robinho.

Kaká e Luis Fabiano são casos que gostaria de tratar separadamente.

O artilheiro Fabuloso me parece nervoso e ansioso pra marcar seu primeiro tento e isto tem o atrapalhado. Se bem que deve ser fácil se irritar rodeado de formiguinhas koreanas subindo em suas pernas. Mas, sem dúvida, será importantíssimo para a seqüência dos Canarinhos no African Safari Cup. Já o escolhido a carregar a histórica pesada e idolatrada camisa 10 maior do futebol mundial merece paciência. Participou bastante do jogo ontem, mesmo que ainda visivelmente sem ritmo de jogo, merecendo sempre a atenção de pelo menos três defensores adversários. Não é a toa que quando Nilmar entrou em campo ficou muito mais no mano a mano do que Kaká. O sistema defensivo koreano se adaptou a situação sem o camisa 8 do Real Madrid e liberou alguns de seus soldadinhos para participar mais do jogo e pôde aproveitar a desatenção da zaga brasileira e marcar seu primeiro gol na Copa. Confio bastante em Kaká, é o tipo de jogador que aparece em jogos maiores. Suas arrancadas salvadoras ainda irão aparecer no torneio e espero que seja no momento de maior necessidade.

No mais, ainda é cedo para dizer a respeito de favoritos e coisa e tal. Estréias são sempre difíceis e as segundas partidas geralmente dizem mais do que será cada seleção na Copa. Vale sim dizer que a Alemanha vem forte, com um time renovado e um técnico que teve a experiência de ser eliminado da Copa passada como assistente técnico dos bávaros. Vão dar trabalho. A Argentina se mostrou forte e confiante e com o Messi inspirado e querendo jogo. No entanto, Verón se mostrou desatento e desmotivado, responsável pela cobertura das subidas do meia esquerda Jonas Gutierrez que na cabeça doentia de Maradona virou o lateral direito de seu time. A Espanha tem realmente um time recheado de talento, tem uma filosofia de jogo de posse de bola e passes curtos e rápidos, mas mesmo assim parou na muralha suíça e ainda por cima tomou um contra-ataque inimaginável e perdeu o jogo. Verdade que não teve Fernando Torres na primeira etapa e que mesmo quando entrou se mostrou ainda fora de forma e sem ritmo de jogo. Mas uma diferença entre o time que estreou e o que foi campeão europeu há dois anos me chamou atenção em especial. A formação do meio-campo sem Marcos Senna já não deu certo na Copa das Confederações e não deu certo de novo na estréia. Exímio carregador de piano, o capitão da atual campeã européia faz falta. Digo isso não por sua técnica que não é nada demais, mas sim por sua atitude dentro de campo e o papel de liderança motivadora. Xabi Alonzo não é mais o mesmo guerreiro dos tempos de Liverpool. Parece que o retorno para o maior time da Espanha Madrilenã fez mal ao volante corajoso e bom de bola. Virou mais um da turma do Raúl, daqueles que se acham os melhores do mundo. A humildade brasileira representada por Marcos Senna fará falta.

A casa caiu


Salve, simpatia!
Estamos aí. Depois da ansiedade da estréia e do jogo sonífero (acorda, Tisca!)

A casa caiu no Rio. A polícia desbancou a "gatonet". Isso aí. A empresa de ligações clandestinas de tv e internet via cabo tinha mais de 30.000 assinantes em toda baixada fluminense e vendia seus pacotes por 30 Reais. É impressionante a vocação do Rio no estabelecimento de poderes paralelos. O maior castigo agora vai ser todo mundo acompanhar a copa na Globo. Aí é de doer. Cala a boca, Galvão!!!

A prefeitura de São Paulo fechou o cerco contra os tabuleiros de acarajé ambulantes. A fiscalização tem batido pesado. As baianas queixam-se da falta de oportunidade. Enquanto são perseguidas, assistem à crescente legalização das barraquinhas de hot dog. Alegam que seus tabuleiros são tombados pelo IPHAN como patrimônio cultural brasileiro. A ABAM - Associação das baianas de acarajé, mingau, receptivo e similares do Estado da Bahia (isso que eu chamo de especificidade representativa) já começou a protestar. E você prefere a azia do acarajé ou do hot dog. Será essa uma escolha política?

Fiquei preocupado essa semana. A Marina disse que quer ser a primeira negra presidente. A Dilma a primeira mulher. E o Serra? O que sobrou pra ele? Primeiro vampiro presidente?

Agora a notícia mais importante da semana. Geisy Arruda, aquela ex-aluna da Uniban que foi notícia pela incompatibilidade dos seus trajes com a maturidade de seus colegas de faculdade. Lembram dela? Pois então, ela vai lançar sua biografia!!! A promessa é de um livro quente. Cheio de história picantes que irão revelar se ela merecia a "má fama" que lhe imputaram, assim o livro tem sido divulgado. Fala sério! Será que alguém realmente tem curiosidade de saber sobre a vida dela? Quais são os limites do celebrity way of life?

EXTRA! EXTRA!
Informação inútil de última hora em clima de World Safari Cup: por causa de seu pescoço comprido e rígido, as girafas possuem um sistema vascular especial, para que o fluxo sanguíneo chegue ao cérebro.

Viva as girafas!!! Viva a banalização da fama e do champagne!!! Viva o acarajé e a Bahia de todos os santos!!!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Outra volta


Bem, amigos. Como diria James Brown: "I'm back"!

Após um período turbulento, que ainda não acabou, diga-se de passagem, o bom filho à casa torna. Estava com saudades das mamas, mantidas na atividade pelo mais novo cronista esportivo da atualidade.

E o ficha limpa passou. Também pudera. Falta de vergonha na cara tem limite, embora pareça que não. É preciso pontuar também que deveria não ser necessário alguém controlar isso pra nós. Impressiona o fato de algumas sujeiras serem tão divulgadas e ao mesmo tempo tão ignoradas pelo eleitorado nacional. Vamos dar um desconto porque o esquema é bem montado. Eleição no ano de copa, ritmo de vida na maioria das vezes gastando o tempo que deveríamos usar pro desenvolvimento da nossa consciência política, etc. e tal. Só não nos enganemos. Porque não vai ser essa lei que vai garantir que o nosso voto não continue cometendo atrocidades históricas. Ainda mais com a falta de opção atual.

E o Hugo Chávez agora virou cantor! "Hilary Clinton não gosta de mim...e nem eu gosto dela". Esse é um dos versos da musiquinha que o nosso ilustre compositor inseriu em um dos seus discursos. Será que ele curte Chico Buarque? Rola até um processo de plágio aí. Acho que um bom advogado leva, hein?

Por falar em polêmicos incoerentes. Lobão está às voltas com a produção de sua biografia: "50 anos a mil". Deve ser uma história interessante, dada a porralouquice da figura e dos que o cercaram nessa vida. Lobão chega aos ciquenta após várias reinvenções, felizes ou não. Na mais nova e atual virou paulista. Acredita? Pra mim é mais ou menos como o Adoniran tentar ser carioca ou o Milton baiano. Vai saber. Na biografia Lobão conta que já tentou suicídio algumas vezes. Meu recado pra ele é: Lobão, essa noite não!


EXTRA! EXTRA!

Notícia inútil de última hora em ritmo de World Safari Cup: dado o seu tamanho, um elefante pode ingerir de 70 a 150kg de alimento por dia.

Viva os paquidermes com marfim!!! Viva o extrato de tomate e o elefante mais amado do Brasil!!! Viva o filet a parmegiana da Ticinha!!! Viva a loucura e a associação livre!!!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

De las pelotas - em crise ou reformulando?





Em momentos de crise, prefiro sempre ficar calado pra não falar besteira. Mas o fim do torneio início do Brasileiro e a eminência do African Safari Cup me motivou a dizer um pouco a respeito das conclusões do curto, porém conturbado primeiro semestre futebolístico.
Primeiramente é necessário relembrar a tediosa final do maior torneio interclubes do mundo, a Champions League Européia. A esquadra Internazionale comandada pelo general Mourinho confirmou o título em Madrid ao vencer, com dois gols do argentino Milito, os bávaros de Munique. A partida foi apenas protocolar, pois o título italiano havia sido conquistado já nas semi-finais ao baterem o melhor time e o melhor jogador do mundo, o Barcelona e o pequeno Pulga.
Impressiona o talento do espetacular Julio César, o guerreiro imbatível Lúcio e o incansável e imparável Maicon pela direita (e tem gente que não enxerga talento na seleção brasileira). Chamou atenção também o vigor e o talento do volante Cambiasso, que mais merece ser chamado de motor Cambiasso, funciona como aqueles jogadores que não respeitam os limites táticos impostos e insistem em participar do jogo sempre. Lembra Sorín, lembra Verón, lembra Redondo e lembra também outros tantos argentinos, especialistas em gerar esses jogadores totais. Lembra também Zanetti, o histórico escudeiro interista, que passou crises, terremotos e outros cataclismas na região azul e negra de San Siro para triunfar no final de sua carreira como capitão e o jogador que mais jogou no time que venceu tudo na temporada, batendo os três melhores times europeus do último ano, Bayern, Chelsea e Barcelona, não necessariamente nessa ordem.
Confesso que, mesmo simpatizando mais com os rubro-negros em Milão, me emocionei com a imagem de Zanetti recebendo a taça de Platini, no Santiago Bernabeú. Parece que o único que não lembrou de Cambiasso e Zanetti foi o louco Maradona, que não chamou nem um nem o outro pra Copa, aliás nem um lateral de direito, vai entender.
Confesso também, mesmo preferindo Barcelona a Madrid, estar ansioso para ver os merengues madrileños comandados pelo melhor técnico do mundo. Realmente não consigo entender como um time pode ter Kaká e Cristiano Ronaldo, gastar mais de 200 milhões de Euros em tempos de crise e mesmo assim não conseguir ganhar absolutamente nada na temporada.
Voltando ao cenário nacional, o tabuleiro dos técnicos foi mexido e remexido, Adilson enfim chutou o balde e decidiu parar de tentar ajudar aqueles que não queriam ajuda. Ainda não decidiu seu destino, mas acho que no Palmeiras ou no Inter será mais valorizado. Temo pelo futuro dos celestes sem a estrutura tática do promissor treinador. Sem confiança, jogadores medianos podem se tornar mais piores, ou menos melhores, vai saber. Mesmo aos trancos e barrancos o time vinha fazendo uma campanha digna e com poucas mudanças podia ainda lutar pelo título ou pelo menos por uma outra vaga na Libertadores. O que sei é que o inseguro Cuca terá que se provar capaz de entender rapidamente os problemas da equipe e reestruturar o elenco. Um mês e meio parece muito tempo, mas sinceramente não sei se será o suficiente, ainda mais com o time em excursão pelos Estados Unidos.
O favoritismo apontado por esta humilde e esporádica coluna aos manos alvinegros se confirmou. Mesmo sem Ronaldo conseguiram fazer uma campanha de campeão, porém em sete jogos apenas, dependerá de como será depois da parada, se sairão jogadores com a abertura da janela de contratações européias, mas continuo acreditando que serão fortes concorrentes ao título, que só assim salvariam o amaldiçoado centenário. O Fluminense do sempre favorito Murici Ramalho apareceu como forte postulante, tem um camisa 10 que ninguém tem, um 9 que nem a Seleção tem e uma estrutura tática que vem se provando mais segura do que a do antigo comandante Cuca. No ano passado, algo parecido aconteceu lá pelos lados do Rio de Janeiro e acabou em título rubronegro.
Pra não falarem que não falei das rosas, o bicho tá pegando do lado alvinegro da lagoa da Pampulha. O campeão mineiro, que sonhava em terminar o torneio inicio entre os quatro melhores do campeonato, acabou no grupo dos quatro piores e pelo jeito a diretoria prefere mandar o elenco todo embora a questionar o aclamado pofexô Luxemburgo. Até concordo e já disse aqui que a base ruída do elenco montado por Celso Roth não serviria como suporte para um time vencedor. Mudanças são sim necessárias, mas não sei mesmo se o Vanderlei é o cara certo pra comandar essa ressurreição. Questões políticas e financeiras sempre falam muito alto quando o pofexô decide por esse ou aquele jogador. Os elencos formados por ele tanto no Palmeiras quanto no Santos são provas de que o senso critico de Luxemburgo e seu olho clínico para novos talentos já não anda assim tão apurado, a ver o resultado.
De resto, quero apenas dizer que acredito sim na Seleção brasileira, acho que o insuportável Dunga montou uma equipe extremamente competitiva, com um sistema defensivo muito forte, dois talentos diferentes e que jogam a vontade com a amarelinha, Kaká e Robinho, além de um dos jogadores mais decisivos do mundo chamado Luís Fabiano. Mas, é claro que tem um mas, o Felipe Melo realmente assusta, por sua postura malandra em uma posição de tamanha responsabilidade, tenho a convicção de que deixará o time na mão em algum momento importante do Safari. O Elano eu não consigo entender o porque de sua posição cativa na meia direita da seleção, tudo bem que ele bate faltas e escanteios muito bem, deve ser gente boa, amigo do Robinho e coisa e tal, mas é demais pra mim, o Daniel Alves precisa ser o titular em seu lugar, tá piscando o farol de quinta marcha pedindo passagem pro devagar atual camisa 7 da seleção. Só pode ser o parceiro de buraco do Jorginho, porque o do Dunga eu tenho certeza que é o Doni. Afinal de contas, sem sexo, vinho e churrasco só jogando muito buraco mesmo, não é Dunga? A ver.