
Bom, ainda não havia ouvido seus últimos trabalhos com cuidado, só de tabela.
Fiquei sabendo, há mais tempo, que o novo Caetano era rock e já vinha percebendo a frequência de comentários sobre seus trabalhos em espaços até então não muito interessados nele. O sítio do programa altofalante, reduto do rock alternativo, chegou a incluir o lançamento do novo disco do baiano como um dos mais esperados do ano.
Foi sob a influência da espectativa criada por esse "rêbu" que escutei numa sentada seus dois novos álbuns: Cê e Zii e Zie.
Pra minha surpresa, não é que os discos são do Caetano mesmo, digo, o mesmo Caetano, aquele que se arrisca, mas que já tem tempo suficiente de carreira pra fazer as coisas em cima de fórmulas que ele conhece e se dá bem com elas e, porque não dizer, constituem o seu estilo, a sua forma de ser como artista.
É fato que existe uma banda. Quando digo uma banda, falo de um padrão de som definido. É certo que é uma banda de rock, baixo, guitarra e bateria, mas não criou pra mim nenhum efeito radical ou de quebra. Nada revolucionário. Fiquei com a impressão de que tem muita gente por aí criticando demais ou elogiando demais a partir da fala do Caetano, e dos outros que falam dele, de que ele está fazendo rock. Ele está sendo o Caetano. Talentoso como sempre e criando trabalhos originais mesmo depois de tanto tempo na estrada.
Mais uma coisa sobre a banda e um padrão definido. Sempre achei que faltava isso aos músicos nacionais. Tenho a impressão que a maioria dos mestres da MPB, com algumas exceções, soam sempre como crooners tocando com uma banda de baile, alguns com videokê. Não estou dizendo que a banda do Caetano é maravilhosa ou desprezando o talento dos músicos de estúdio nacionais, apenas acho que com os caras o Caetano conseguiu encontrar um som com personalidade, pelo menos até a paleta de cores mudar de novo.
Ouvi dizer também que o Cê é muito melhor que o Zii e Zie. Não achei. Os dois discos são mesmo muito parecidos e estão no mesmo nível. Só achei desnecessária a versão de Incompatibilidade de gênios. Não gostei. Talvez porque sou um fã incondicional da versão do João Bosco e a considero definitiva.
Pra quem quiser conferir o show é nesta sexta no Marista Hall. Vão os links que encontrei na rede para baixar ou comprar os discos. A escolha é sua.
Aquele abraço.

Para baixar:http://musicshare1.blogspot.com/2007/11/caetano-veloso-c-2006.html

Para baixar:
http://www.blogdospiratas.org/2009/04/cd-caetano-veloso-zii-e-zie-2009.html
http://www.blogdospiratas.org/2009/04/cd-caetano-veloso-zii-e-zie-2009.html
Um comentário:
Isso aqui tá um marasmo....
Dando até sono!!!!
Amigos... onde estão vocês!!!!????
Postar um comentário