quarta-feira, 1 de julho de 2009

Caetano - Camaleão, mas com personalidade.

Comprei ingressos para o show do Caetano na próxima sexta. Nunca fui a um show dele, embora tivesse esse desejo, sempre acontecia uma constelação de eventos fortuitos que me impediam.

Bom, ainda não havia ouvido seus últimos trabalhos com cuidado, só de tabela.

Fiquei sabendo, há mais tempo, que o novo Caetano era rock e já vinha percebendo a frequência de comentários sobre seus trabalhos em espaços até então não muito interessados nele. O sítio do programa altofalante, reduto do rock alternativo, chegou a incluir o lançamento do novo disco do baiano como um dos mais esperados do ano.

Foi sob a influência da espectativa criada por esse "rêbu" que escutei numa sentada seus dois novos álbuns: e Zii e Zie.

Pra minha surpresa, não é que os discos são do Caetano mesmo, digo, o mesmo Caetano, aquele que se arrisca, mas que já tem tempo suficiente de carreira pra fazer as coisas em cima de fórmulas que ele conhece e se dá bem com elas e, porque não dizer, constituem o seu estilo, a sua forma de ser como artista.

É fato que existe uma banda. Quando digo uma banda, falo de um padrão de som definido. É certo que é uma banda de rock, baixo, guitarra e bateria, mas não criou pra mim nenhum efeito radical ou de quebra. Nada revolucionário. Fiquei com a impressão de que tem muita gente por aí criticando demais ou elogiando demais a partir da fala do Caetano, e dos outros que falam dele, de que ele está fazendo rock. Ele está sendo o Caetano. Talentoso como sempre e criando trabalhos originais mesmo depois de tanto tempo na estrada.

Mais uma coisa sobre a banda e um padrão definido. Sempre achei que faltava isso aos músicos nacionais. Tenho a impressão que a maioria dos mestres da MPB, com algumas exceções, soam sempre como crooners tocando com uma banda de baile, alguns com videokê. Não estou dizendo que a banda do Caetano é maravilhosa ou desprezando o talento dos músicos de estúdio nacionais, apenas acho que com os caras o Caetano conseguiu encontrar um som com personalidade, pelo menos até a paleta de cores mudar de novo.

Ouvi dizer também que o é muito melhor que o Zii e Zie. Não achei. Os dois discos são mesmo muito parecidos e estão no mesmo nível. Só achei desnecessária a versão de Incompatibilidade de gênios. Não gostei. Talvez porque sou um fã incondicional da versão do João Bosco e a considero definitiva.

Pra quem quiser conferir o show é nesta sexta no Marista Hall. Vão os links que encontrei na rede para baixar ou comprar os discos. A escolha é sua.

Aquele abraço.


Para comprar:http://megastore.uol.com.br/acervo/mpb/c/caetano_veloso/ce
Para baixar:http://musicshare1.blogspot.com/2007/11/caetano-veloso-c-2006.html


Para comprar:

Um comentário:

Flor que Fala disse...

Isso aqui tá um marasmo....
Dando até sono!!!!

Amigos... onde estão vocês!!!!????