terça-feira, 21 de dezembro de 2010

De las pelotas - quando se faz o balanço final das voltas de las pelotas em 2010

Ao final de mais uma volta do planeta em torno do sol, volto para falar da temporada que termina. Um outro ano que acaba mais uma vez com o trabalhador Muricy Ramalho campeão nacional com um time que pouco encantou, mas que foi regular o suficiente para pontuar em quase todas as partidas, um sistema defensivo impecavelmente montado com zagueiros de qualidade técnica discutível, volantes trabalhadores e marcadores por natureza, um Conca encantado e atacantes esforçados que ás vezes mais atrapalharam do que ajudaram.
Cruzeiro, Corinthians e Grêmio, apontados por este modesto e esporádico colunista virtual como favoritos ao título terminaram nesta ordem como perseguidores daqueles que jogaram ao lado de Conca com a camisa tricolor. Foi um pouco assim também em 2007, quando o time celeste jogava um futebol encantador, comandado pelo agora galináceo Dorival Junior, que entendo como responsável pela remontagem de um meio-campo que mais uma vez se mostra o melhor do Brasil, quando juntou Ramirez, Charles, Leandro Domingues e Wagner. O mesmo que em 2008, modificado para melhor pelo dito insano Adilson, também desempenhou o futebol mais encantador, porém sucumbiu ao trabalho e dedicação tática dos tricolores paulistas comandados coincidentemente por Muricy.
O ano termina também com o Barcelona encantando e cada vez mais parecido com um time de playstation. É simplesmente lindo assitir a Xavi, Iniesta, Dani Alvez, Messi, Pedro e Villa jogar, até os zagueiros são jogadores diferenciados, que tratam a bola com cuidado, de cabeça erguida e procurando o passe mais simples e curto a se fazer. Assisti emocionado a goleada aplicada nos merengues madrinistas comandados por Mourinho e estigmatizado na imagem de Cristiano Ronaldo. O comandante português terá que convencer o comandado compatriota a jogar pelo time e não para aparecer esbelto na imagem HD das televisões mundiais. Terá que aprender com seu desafeto sir Alex Ferguson que conseguiu fazer o garoto prodígio lusitano trabalhar em equipe e ser responsável por um dos maiores times europeus da década.
Falando em times europeus, o início de 2011 será época de grandes confrontos na disputa do título mais importante do mundo futebolístico de clubes. O Arsenal se reencontra com o Barça para mais um confronto espetacular, muitos preveem uma goleada catalã, eu não sei se será essa mamata toda, os gunners são um dos poucos times do mundo que podem desempenhar um futebol do mesmo padrão dos espanhóis, acho também que o talento e a magia de Messi e cia triunfará mais uma vez, porém é jogo jogado e dependerá muito do confronto na Inglaterra.
O Real se encontra de novo com a pedra no sapato francesa chamada Olympique Lyon, que o desclassificou na mesma fase na Champions passada e será um baita desafio para o dito, principalmente pelo próprio, melhor técnico do mundo. Acho que a volta de Kaká ao time será o diferencial que a equipe precisa para voltar a habitar confrontos de acordo com o seu tamanho e tradição. Os italianos Inter, Milan e Roma pagarão caro por terem se classificado em 2º nos seus respectivos grupos, os atuais campeões europeus e também agora mundiais, depois de desbancar o todo poderoso Mazembe, terão que vencer os alemães de Munique, atuais vice-campeões europeus e com a base da seleção que encantou em territórios africanos. O Milan de Robinho e Imbrahimovic, e cada vez menos de Ronaldinho Gaúcho, terá que vencer os londrinos do Tottenham, que descobriram um ponta esquerdo chamado Bale, que deu um baile em Maicon na primeira fase e a Roma enfrentará os ucranianos do Shakhtar Donetsk, que se classificaram em primeiro lugar no grupo do Arsenal e vêm jogando muita bola com um quarteto ofensivo formado pelos brasileiros Douglas Costa, Jadson, Willian e Luiz Adriano.
Os ingleses sempre favoritos Chelsea e Manchester enfrentarão oponentes condizentes com suas campanhas perto da perfeição na primeira fase, os londrinos encaram o azarão Copenhagen e os garotos invictos de Manchester terão que passar dos franceses do Marselhe.
Em um balanço final não poderiam faltar as seleções do ano. Primeiro a mundial, Julio César - Dani Alvez, Piquet, Puyol e Marcelo - Xavi, Iniesta e Özil - Messi, Eto'o e Villa. Agora a nacional: Fábio - Mariano, Léo, Gum e Carlinhos - Henrique, Fabrício, Conca, Ganso e Montillo - Jonas.
Melhores do ano: Xavi e Conca
Como a década também está terminando decidi fazer seleções dos últimos 10 anos. Mundial: Dida, Cafu, Nesta, Puyol e Roberto Carlos - Gerrard, Xavi e Zidane - Messi, Kaká e Ronaldo. Nacional: Rogério Ceni - Cicinho, Edu Dracena, Miranda e Kléber - Maldonado, Elano e Alex - Robinho, Deivid e Tévez.
Pra terminar a seleção celeste da última década: Fábio - Jonathan, Edu Dracena, Cris e Sorín - Maldonado, Fabrício, Ramirez e Alex - Aristizabal e Fred.
Um abraço a todos os que acompanham o de las pelotas e até a próxima aparição esporádica.

Nenhum comentário: