quarta-feira, 6 de agosto de 2008

A morte dos imortais: Jorge Amado X Roberto Marinho








                                                                                                         


O dia 6 de agosto une na morte dois ícones da história brasileira, unidos também na imortalidade da academia brasileira de letras.


Irônia? Histórias tão diferentes unidas institucionalmente e nas adptações da globo para as obras de Jorge.


A vida de Jorge Amado é repleta de genialidade e atuação marcados pelo estilo de vida livre de artista moderno e baiano. Foi jornalista, poeta, escritor, ator, político, empresário e ídolo de várias gerações. Transitou entre alguns dos mais célebres e geniais do seu tempo: Sartre, Simone de Beauvoir, Picasso, Gabriel Garcia Marquez, Pablo Neruda, etc. (e bota etc. nisso!!!)


Foi comunista, foi revolucionário, foi escritor reconhecido no mundo inteiro.


Teve na capacidade de ilustrar a brasilidade de forma crítica, lúdica e sincera sua maior virtude.


Recomendo o livro "Tenda dos milagres" como a síntese do que disse e o link http://www.releituras.com/jorgeamado_bio.asp para uma biografia completa.


Vai aqui a cena de introdução do filme "Tiêta do agreste " encenada pelo próprio Jorge que faz aqui o papel do narrador:





Já Roberto Marinho é famoso por outra característica: o poder.


Dono de um dos maiores impérios de comunicação do mundo. O jornalista foi o coadjuvante principal, por mais paradoxal que possa soar, da história brasileira dos últimos quarenta anos.


Herdou do pai o jornal "O globo" e emaranhado na virada política do golpe de 64 conseguiu fama, fortuna e a construção de uma das maiores empresas do mundo. A partir daí, a história do Brasil passou a andar de mãos dadas com a da sua "Rede Globo".


Roberto Marinho foi eleito para cadeira da Academia Brasileira de Letras sem ter escrito nenhum livro. As críticas aos seus atos e investidas são inúmeras, mas não me dedicarei a esse trabalho homérico aqui. Recomendo o documentário "Muito além do cidadão Cane" onde isso foi feito de uma maneira impressionantemente imparcial e competente. Vai aqui o link para a primeira das doze partes postadas no youtube. Vale a pena ganhar algum tempo assistindo. No final de cada parte aparece o link para a próxima.



sem mais


aquele abraço



Um comentário:

Júlio Costa disse...

Contam que o dia 06 de Agosto, é o dia em que Deus e o Diabo se reunem para uma "fezinha", quem ganha a aposta tem direito a uma escolha. Sabe-se que em 2001 um ganhou e em 2003 foi o outro, o nome do ganhador nunca é divulgado, não fica escrito em uma pedra, pois o perdedor acaba sendo compensado pela escolha do outro.