Como prometido no post "The White Stripes - Rock'n Roll em Listras Brancas, Vermelhas e Pretas" , vou contar um pouquinho mais sobre a história de John Anthony Gillis, o irrequieto Jack White III, o guitarrista de número 17 na lista dos 100 maiores da Rolling Stone. Jack White o filho caçula, o sétimo homem, de um total de 10 filhos, nasceu nos subúrbios de Detroit, aprendeu a tocar bateria aos 5 anos de idade e, ao contrário de seus colegas de infância, que preferiam a música eletrônica e o hip-hop, se apaixonou pelo blues e pelo rock dos anos 60. Jack encontrou a garçonete Meg White em 1995 e, apesar de, no início, se apresentarem como irmãos, eles foram casados de 1996 a 2000, John, que já adotava o codinome Jack, adotou o sobrenome de Meg e fundou com ela o White Stripes, em 1997. O White Stripes começou a ter notoriedade em Detroit e, em 1999, lançou seu primeiro álbum "White Stripes", seguido por "De Stijl" e "White Blood Cells", que levou o grupo a ser notado para além das fronteiras americanas. Estes primeiros álbuns têm uma produção bem simples, quase amadora, mas "Elephant", o quarto álbum, gravado em Londres, trás uma produção mais apurada e leva a banda ao topo das paradas, com sucessos como "Seven Nation Army" e "Hardest Button to Button". Os dois lançam então "Get Me Behind Satan", gravado no estúdio de Jack, em Detroit, um álbum mais experimental, com menos guitarras, que desagradou a alguns fãs. Vem então "Icky Thump" de 2007, gravado em Nashville por três semanas, o tempo mais longo que o White Stripes levou para gravar um álbum.
Em 2005, Jack White forma, juntamente com seu amigo Brendan Benson, o "The Racounters", que lançou "Broken Boy Soldiers" em 2006 e "Consolers Of The Lonely" em 2008.
Os planos de Jack para 2009 são pretensiosos, ele está lançando um álbum, "Horehound", como baterista do "Death Weather", juntamente com a vocalista Alison Mosshart (The Kills), o baixista Jack Lawrence (The Racounters) e o guitarrista Dean Fertita (Queens Of Stone Age). Além disso pretende gravar um álbum solo e o sétimo do White Stripes.
Jack, enfim, com seu humor irônico, sua postura inquieta e sua atitude, dá um novo frescor ao Rock'n Roll, recomendo.