Aproveitando o surto futebolístico que anda consumindo a alma das pessoas e que tende a se agravar com o final do início da temporada ludopédica nacional e a eminente chegada da Copa do Mundo FIFA, resolvi abrir um espaço aqui no las mamas para la estupenda pelota.
Em meio a definição de quem é quem nas competições eliminatórias de clubes, começa neste fim de semana o saudoso Campeonato Brasileiro, que promete mais uma vez ser extremamente competitivo e definido por quem se planeja melhor desde o início do ano, mesmo antes do campeonato começar.
Ano passado a conquista dos urubus cariocas foi surpreendente até mesmo para os mais radicais rubro-negros, mas querendo ou não, mesmo que o seu Rafa diga que tenha sido obra do acaso, aos trancos e barrancos, no melhor ritmo do funk quebra barraco, os comandados do tranqüilo ídolo Andrade foram mais regulares que o conturbado Palmeiras do ranzinza Murici e também do que os outros todos.
Mas Flamengo é Flamengo né Brow, com menos de 4 meses a empáfia carioca conseguiu cagar em todo o ambiente vencedor. De repente tudo estava errado, as feridas se abriram em rede nacional, como geralmente acontece com clubes extremistas. O Andrade já era tranqüilo demais pro gosto de alguns falastrões da gávea, o Pet voltou a ser velho, chato e mascarado e o fanfarrão do diretor de futebol tirando o dele da reta.
Ainda acho q o Flamengo poderia desclassificar o Corinthians do mesmo jeito com o Andrade no banco e o Márcio Braz fora do clube. Em relação ao futuro dos urubus na Libertadores acho que não passam do Universidad do Chile, que foi o classificado em 1º colocado no grupo do Flamengo na primeira fase e venceu os dois jogos, no Chile e no Rio. É fato, o carioquês sempre faz mal aos flamenguistas quando enfrentam adversários teoricamente mais fáceis.
Falando de Palmeiras e Murici, queria falar um pouco sobre a velha raposa Vanderlei Luxemburgo. É realmente um excelente técnico, organizou a zona generalizada chamada Atlético Mineiro e conseguiu enfim dar uma cara de time competitivo aos campeões do gelo, porém está longe de ter um elenco decente e um time que o permita ganhar algo além das montanhas de Minas. E outra, vai ser chato quando perde assim lá depois de Perdões.
Se tiver tempo, em longo prazo pode formar um elenco de confiança, pode conseguir brigar por um lugar ao sol na Libertadores, porém acho difícil atingir sustância a partir de uma base ruída. Fato, o Junior não consegue mais ser lateral esquerdo sem comprometer o sistema defensivo (vide o playground encontrado pelo muleque mais espichado da vila pelo setor esquerdo da granja); o Carlos Alberto é muito raçudo, muito trabalhador, esforçado, mas tem medo de receber a bola e a bola tem medo de cair no pé dele; falta um zagueiro pra jogar do lado do bom beck equatoriano; e se for indo, até chegar no Tardelli, que é quem salva, tem um monte de ovo podre.
Voltando ao Palmeiras, acho que o grande erro do Belluzo foi ter entrado em atrito com o Vanderlei antes que este pudesse finalizar o projeto pelo Campeonato Brasileiro do ano passado. Se o promissor Keirrisson não tivesse sido vendido e o Luxemburgo com mais um semestre pra rechear o elenco dos porcos seria difícil não conquistar mais um título nacional. Realizou o sonho de ter o técnico tri campeão brasileiro e agora colhe os frutos da crise eterna que se apossou do clube. O encosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário