terça-feira, 20 de maio de 2008

GILBERTO GIL - BANDA LARGA CORDEL


Houve muito estardalhaço sobre o lançamento do novo trabalho de Gilberto Gil, "Banda Larga Cordel", pela Internet no dia 14/05/08, mas confesso que fiquei um pouco decepcionado.

Não pelo trabalho em si, o primeiro com inéditas em 11 anos, que é bem redondinho, como vocês poderão conferir, e tem chances de alçar grandes vôos, mas pela divulgação que foi feita sobre a magnitude da iniciativa.

Há pouco tempo encontrei uma chamada de reportagem que dizia: "Gilberto Gil Defende A Música Livre", interessado fui ler a pequena entrevista, concedida de Barcelona, aonde fazia show, e encontrei apenas uma postura "em cima do muro". Gil praticamente repetia o Artigo XXVII da Declaração dos Direitos Humanos, ou seja, defendia que todos tinham o direito de ter acesso livre à música e outras manifestações culturais, mas os criadores tinham o direito de receber pelas suas obras, sem acrescentar nada de novo à questão.

Gilberto Gil é, sem dúvida nenhuma, um dos mais importantes artistas brasileiros e se coloca na vanguarda de muitos movimentos, inclusive a Internet, mas me parece que, no movimento em direção à "musica livre", ainda se encontra muito tímido e com o pé bem atrás.

O fato de ele "querer apreciar com moderação" as novas possibilidades, segundo palavras dele próprio, não é o problema em si. Acho que, neste momento, é muito difícil ter uma noção exata sobre aonde isto tudo vai dar e é normal que os envolvidos fiquem com o pé atrás e cautelosos, porém, alardear o contrário, corre o risco de parecer oportunismo.

O álbum está disponível, por enquanto, em "streaming", ou seja, pode ser ouvido, mas não baixado. Mas o mais incrível é que, nas minhas pesquisas, tive extrema dificuldade em encontrar os links para o stream, começando pelo próprio site http://www.gilbertogil.com.br/ , que contem algumas reportagens sobre o lançamento, mas nenhum link, depois pelo site da Warner, gravadora pela qual o artista cumpre o último lançamento previsto em seu contrato, aonde também não encontrei nenhuma referência mais destacada, por fim, ao passar por um blog, para ler sobre outra coisa, me surpreendi, finalmente, com os links. Um laçamento de tamanha importância, em todos os sentidos, mereceria, a meu ver, uma divulgação mais acessível.

Aqui vai um link de uma reportagem sobre o lançamento, que contou com uma entrevista virtual: http://musica.uol.com.br/ultnot/2008/05/14/ult89u9054.jhtm

Aqui vão os links das 16 músicas, apreciem sem moderação.

Nenhum comentário: