domingo, 1 de junho de 2008

PRINCE x RADIOHEAD CREEP

O músico norte americano Prince, que no período entre 1993 e 2000, por conta de uma briga judicial com sua antiga gravadora a Warner Bros. , mudou seu nome para um símbolo impronunciável, que era uma união dos símbolos masculino e feminino, e preferia ser chamado de "o artista anteriormente conhecido como Prince" ou "o Artista", andava meio sumido, desde 2003, quando anunciou sua conversão a Testemunha de Jeová, após um período de vida conturbado, que incluiu a morte de seu filho recém nascido e posterior anulação do casamento.

Agora ele está de volta, protagonizando a mais recente polêmica no meio musical.

No final de abril de 2008, Prince se apresentou no Festival Coachella, na Califórnia. Havia uma equipe de filmagem pessoal do músico e ele proibiu os fotógrafos presentes de tirar fotos, durante sua apresentação, porém acho que Prince está um pouco defasado com a tecnologia e é claro que muitos fãs filmaram a apresentação. O show teve um auge, quando Prince executou uma versão da bela música "Creep" da banda inglesa Radiohead. Esta música é o primeiro single do Radiohead e causou muita polêmica quando foi lançada, chegando a não ser tocada na BBC Radio1, por ser considerada muito depressiva, depois se tornou um dos maiores sucessos da banda, sendo executada por artistas os mais variados possíveis, como Bob Dylan, Pretenders, Moby e Korn, todos possíveis de ser encontrados no YouTube. É claro também que os vídeos da apresentação de Prince foram parar no YouTube.

A polêmica começou quando Prince, através de sua gravadora, a NPG Records, tentou proibir a veiculação dos vídeos de sua versão de "Creep" na Internet, inclusive solicitando ao YouTube que bloqueasse todos os vídeos, alegando quebra de direitos autorais. O Radiohead, banda que, em outubro do ano passado, causou um alvoroço no mercado fonográfico, ao disponibilizar seu mais recente trabalho "In Rainbows" para download, pelo preço que o comprador quisesse pagar, não deixou por menos, o guitarrista Ed O´Brien fez piada, dizendo que o fato o poupou de ouvir a versão de Prince e o vocalista Thom York ironizou o fato, inclusive alegando que iria solicitar ao YouTube que liberasse todos os vídeos, já que a canção era deles.

Os vídeos da versão de Prince são de baixa qualidade de som e vídeo, servem mais como um registro histórico, para fãs, e podem ser facilmente encontrados, com uma pesquisa simples no Google ou até no YouTube. Outra coisa que Prince não sabe, ou finge não saber, já que a iniciativa lhe rendeu a volta à mídia, é que será quase impossível cumprir a sua meta de banir os vídeos. Enquanto o Prince não disponibiliza um vídeo de melhor qualidade, vamos ficar com uma versão do Radiohead, de um show em 1996, com um bônus extra da canção "Fake Plastic Trees", que tornou a banda conhecida em todo o Brasil, ao ser incluída em um comercial sobre Síndrome de Down.

Nenhum comentário: