quarta-feira, 15 de abril de 2009

BATERIAS CARREGADAS

,Estava procurando um vídeo do Dave Weckl, um baterista que conheci numa vídeo aula, que quase me convenceu que tocar bateria era muito fácil, para mostrar para o Caíque, quando dei de cara com o vídeo a seguir. Os outros bateristas eu conheci através do mundo pop, Vinnie Colaiuta tocou com Sting e Steve Gadd com Paul Simon, na época que estes caras se meteram a fazer música sofisticada, com uma boa pegada pop. Pensei, 9 minutos de solo de bateria??? Deus me livre! Mas assisti ao vídeo e eu, que não sou chegado a solo de bateria, fiquei boqueaberto, estes caras realmente têm o que dizer com seus instrumentos.


Steve Gadd se notabilizou por trabalhar com gente como Paul McCartney, Paul Simon, Steely Dan, Al Jarreau, Joe Cocker, Stuff, Bob James, Chick Corea, Eric Clapton, James Taylor, Jim Croce, Eddie Gomez, The Manhattan Transfer, Michal Urbaniak, Steps Ahead, Al Di Meola, Manhattan Jazz Quintet, Richard Tee, Jon Bon Jovi. O toque dele que me chamou a atenção foi em "Fifty Ways To Leave Your Lover", vejam que delícia.


Vinnie Colaiuta, que ficou famoso por tocar com Frank Zappa, me chamou a atenção no trabalho "All This Time", do Sting.


Já Dave Weckl, fiquei sabendo depois, através de uma fita K7 de jazz da melhor qualidade, que ganhei de presente, fez parte da lendária Chick Corea Elektric Band, ao lado de John Patitucci, no baixo, Scott Henderson e Carlos Rios, nas guitarras, depois substituídos por Frank Gambale na guitarra e Eric Marienthal no sax, além de, é claro, Chick Corea nos teclados, jazz moderno de primeiríssima.


E que Deus salve os bateristas que tocam "paca" e que a gente nem nota, se tiver distraído.

Nenhum comentário: