terça-feira, 28 de abril de 2009

Novo rock? Ou seria MPB?

Passei pelo conexão vivo algumas poucas vezes essa semana. Vi muita coisa legal e também vi muito mais do mesmo. Chamou minha atenção, além da organização do evento, a energia do Falcatrua, a serenidade tresloucada do Otto e a simpatia talentosa do Moska, pra citar alguns. No entanto, o show que mais me motivou a escrever algo sobre foi o da ilustre desconhecida banda Transmissor.

Desconhecida pra mim. A banda já ganhou até prêmio de destaque no myspace. Lotada em um dos primeiros lugares da noite, quando o parque ainda estava vazio, assisti seu show ainda desacompanhado dos meus amigos. Músicas próprias, arranjos simples e boas letras. Nada demais, é certo, mas tudo muito legal. Fiquei pensando no papel que outra banda teve na história da música brasileira.

Bandas vêm e vão, claro, mas penso que o que normalmente lhes reserva um lugar na história é a característica de transformação introduzida por elas, que nos permite afirmar que existiu de fato um tempo antes e outro diferente depois daquela banda. Genialidade à parte e gosto de lado. Quem, por exemplo, é capaz de negar a influência da Madonna na música pop ou, pra utilizarmos um exemplo nacional, como desprezar o impacto dos Mamonas Assassinas na música pop brasileira. Longe de mim comparar Madonna com Mamonas (isso pode dar divórcio), mas utilizo esses exemplos pra mostrar que estou falando de algo que nem sempre envolve o talento musical, mas postura e uma idéia boa comercialmente e em maiores ou menores proporções artisticamente.
Voltando ao assunto do post, o Transmissor me lembrou como os Los Hermanos ganharam seu pedacinho na história da música nacional. No final dos anos noventa e início dos dois mil, todos no rock nacional queriam soar Skank (tirando Recife que é outro mundo e olha que eu vi muita gente imitando a Nação Zumbi). Era o triunfo do pop. Posterior a isso, com o desgaste desse modelo, que até o Skank abandonou (será?) e no meio do novo resgate do samba e do chorinho (que tem hora que cansa), do radicalismo do rock altenativo (que também cansa de vez em quando) e da vendagem do pop (que não suporto mais), acredito que a banda do almirante até conseguiu criar algo com uma pitada de cada uma dessas coisas (tornando-as menos cansativas e insuportáveis). Ao assistir ao show do Transmissor, percebi com clareza que com isso eles criaram uma nova tendência. Bom, se essa turma é a dos novos Chicos Buarques, se o Marcelo Camelo é o novo gênio da MPB, aí já são outros quinhentos, deixo isso pra quem é fã (no sentido religioso do termo) e fica contagiado pela arrogância dos caras. Arrogância presente nessa turminha "farsa da FAFICH" (conceito cunhado pela minha amiga Bela e de difícil definição), mas que é também exagerada pela imprensa. Sei que me agrada essa misturinha: letras em português (bem escritas), guitarras distorcidas tocando acordes de bossa nova e postura de alternativo com os dois pés no pop (que é antipático em alguns momentos, mas não é crime nos dias de hoje pós punk de butique). Vai aqui o Ventura dos Los Hermanos (meu preferido) e o myspace do Transmissor, já que não consegui o disco. Parece que no myspace dá pra baixar. Quem conseguir me ensina por favor.





O myspace dos(as) caras:


O disco dos Hermanos:





(Não me responsabilizo pelo conteúdo dos links ou pela escolha pelo pirata ou pelo oficial, isso fica a seu critério, sugiro apenas a degustação da obra de arte abaixo, para embasar sua decisão sugiro os primeiros posts sobre pirataria aqui mesmo no las mamas estupendas)




9 comentários:

Fá Abdanur disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fá Abdanur disse...

bem bom os som dos caras viu.
to p dizer q são mais MPB do q Rock viu
apesar de ter arranjos rockeados os vocais são bem técnicos e controlados.
Whatever..aprovado.

Cristiano Abdanur disse...

Que bom que você gostou. Primeiro de agosto é a minha preferida. Mais mpb eu não sei, talvez, mpb clube da esquina, sem comparações é claro. Conseguiu baixar o disco? Quis até comprar lá no conexão, mas não tinha dinheiro.

Fá Abdanur disse...

a q mais gostei foi Jenninha.
não consegui baixar, acho que não tá disponível não.
quando as musicas são de livre acesso acho q aparece um símbolo do lado do + q aparece do lado do nome da musica, tipo uma seta p baixar.

Luísa disse...

O Transmissor é uma banda ótima..ja vi duas vezes em BH....

tenho uma sugestão também de banda que é dificil de achar referência no ambito nacional. Escuta ae:
www.myspace.com/instiga

tem clipe deles lá tb!

Cristiano Abdanur disse...

Valeu Luísa. Pode deixar que vou escutar e te dou um feedback. Obrigado pela contribuição.

Anônimo disse...

Gostei tbm do som mas não gostei da comparação com a maneira de cantar parecida com Flávio venturini... só de pensar nesso povo já me dá preguiça! Achei o som do transmissor bem bom!Tisca

Cristiano Abdanur disse...

Luísa,
Gostei tanto do som que o feedback virou um post. Obrigado mais uma vez pela contribuição. Volte sempre!

Cristiano Abdanur disse...

Galera, consegui o link pra baixar o disco dos caras, sociedade do crivo mútuo: http://tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?id=25242

Abraço